A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), uma operação contra um grupo criminoso especializado em tráfico internacional de drogas com atuação no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Desde as primeiras horas do dia, os agentes cumpriram dois mandados de prisão temporária, dois de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão.
Segundo a PF, as investigações tiveram início em junho deste ano, após a apreensão de três malotes com cerca de 160 quilos de cocaína na área restrita do terminal.
“As investigações apontaram que a organização tinha como objetivo enviar a cocaína para Joanesburgo, na África do Sul, de onde o entorpecente seria redistribuído para outros países”, informou a corporação.
Ainda de acordo com a PF, o grupo utilizava dois veículos: um atuava como “batedor”, monitorando a presença de policiamento, enquanto o outro transportava a droga até a área restrita do aeroporto.
No local, um funcionário do terminal, também envolvido no esquema, desviava o entorpecente até as aeronaves.
>> Entre no nosso grupo do WhatsApp – clique aqui.
Outras apreensões
No mesmo dia, um passageiro peruano foi preso em flagrante no aeroporto após a detecção de dois volumes suspeitos dentro da mala.
Segundo a PF, o estrangeiro havia sido impedido de entrar em Milão (Itália) e retornou ao Brasil.
“Os policiais conduziram o passageiro à delegacia, onde a mala foi submetida a exame pericial. Dos fundos falsos foram retirados dois quilos de cocaína. Ele foi preso em flagrante pelo crime de tráfico internacional de drogas e será apresentado à Justiça Federal”, informou a PF.
Na terça-feira (15), outro caso chamou atenção: um funcionário do aeroporto foi detido ao tentar acessar área restrita com 17 quilos de cocaína ocultos em um carrinho de lixo.
Durante revista em seu armário, os policiais encontraram mais 16 quilos de droga em tabletes, um celular e R$ 10 mil em espécie. Todo o material foi apreendido.
*Por Agência Brasil

