Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Orquestra Sinfônica Heliópolis faz concerto gratuito em CEU da Zona Leste

Unidade São Pedro/José Bonifácio, uma das 12 sob gestão do Instituto Baccarelli, recebe o grupo no dia 9 de dezembro, um sábado, às 10h
Orquestra Sinfônica Heliópolis e maestro Edilson Ventureli retornam ao CEU São Pedro/José Bonifácio para concerto ao ar livre - Foto: Instituto Baccarelli

No dia 9 de dezembro, um sábado, às 10h, a Orquestra Sinfônica Heliópolis faz mais um concerto da Temporada 2023 do Instituto Baccarelli, no CEU São Pedro/José Bonifácio – Dragão do Mar. Uma das 12 unidades sob gestão do Instituto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o CEU é localizado na Zona Leste de São Paulo, e recebe a Orquestra em uma apresentação ao ar livre e gratuita, com um repertório dedicado a trilhas de cinema.

Sob o comando do maestro Edilson Ventureli, regente adjunto do grupo e diretor executivo do Instituto, a Orquestra toca no vão livre da unidade, com um repertório que conta com composições de John Williams, reconhecido como o maior compositor da história de Hollywood. Dele, a Sinfônica interpreta trilhas clássicas como dos filmes Super-Homem, Indiana Jones, Star Wars e E.T. – O Extra-Terrestre, de autoria de John Williams, reconhecido como o maior compositor da história do cinema. Completam o programa o tema de Senhor dos Anéis: a Sociedade do Anel, de Howard Shore, e a suíte sinfônica de Dona Flor e Seus Dois Maridos, sucesso da música brasileira escrito por Francis Hime e Chico Buarque.

Com foco na formação de público e difusão da música sinfônica, a apresentação marca o também o retorno da Orquestra Sinfônica Heliópolis ao CEU São Pedro/José Bonifácio – em 2022, o grupo animou os frequentadores da unidade com um concerto cheio de informação, alegria e descontração, atraindo públicos de todas as idades.

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 26 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1.400 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira.

A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.

Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.

Para mais informações, acesse: http://www.institutobaccarelli.org.br

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta