Os vereadores de Guarulhos se reuniram na manhã desta quarta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, para debater os impactos do pedágio automático Free Flow, instalado na pista expressa da Rodovia Presidente Dutra.
A reunião contou com a presença de representantes da concessionária Motiva (antiga CCR), que responderam aos questionamentos dos parlamentares sobre o funcionamento do sistema Free Flow e os possíveis prejuízos à mobilidade urbana no município.
Sob a presidência do vereador Guto Tavares, o encontro abordou temas como a viabilidade de isenção de pedágio para moradores de Guarulhos e a abertura de novo acesso à pista expressa no Jardim Álamo, região que concentra um importante polo industrial.
>> Entre no nosso grupo do WhatsApp – clique aqui.
Tavares destacou que a medida pode aumentar o tráfego de caminhões no trevo de Bonsucesso, área já conhecida por congestionamentos frequentes.
“Essa cobrança, na nossa opinião, é indevida, porque não traz nada de bom para a população de Guarulhos. Vamos seguir lutando pela isenção”, afirmou o parlamentar.
O representante de Relações Institucionais da Motiva, Otávio Melo, apresentou números sobre os investimentos nas rodovias.
“Serão R$ 25,8 bilhões em investimentos, permitindo maior fluidez no tráfego. Além disso, as vias contarão com 230 câmeras inteligentes e serão 100% iluminadas”, destacou.
Melo também explicou que as pistas locais não serão tarifadas.
“O motorista será tarifado apenas se escolher a pista expressa”, reforçou.
Participaram da reunião os vereadores Alemão do Transporte, Rafael Acosta, Carlinda Tinôco, Janete Rocha Pietá e Maurício Guti, além do presidente da sessão, Guto Tavares.

