Governo mantém decisão de não adotar horário de verão

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o país tem segurança energética garantida e não precisará da medida neste ano
Redação Leia SP
2 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o Governo Federal não pretende retomar o horário de verão em 2025. De acordo com ele, o Brasil vive um momento de “segurança energética completa e absoluta”, resultado do bom planejamento e do alto índice de chuvas nos últimos anos.

Silveira explicou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avalia mensalmente as condições do sistema nacional e vem confirmando a estabilidade no fornecimento de energia. “Graças ao planejamento e às condições climáticas favoráveis, não há necessidade de adotar o horário de verão neste ano”, disse o ministro durante o programa Bom Dia, Ministro.

O chefe da Pasta destacou ainda que o Brasil, por depender majoritariamente de hidrelétricas, mantém uma estrutura “robusta e bem planejada”. “O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Mas, se fosse necessário, o governo teria coragem total de implementar o horário de verão”, afirmou.

Aposta em novas fontes e armazenamento de energia

Silveira também comentou sobre os avanços do país na geração de energias renováveis, como solar e eólica, que apesar de limpas, são intermitentes por depender de fatores naturais. Para garantir equilíbrio ao sistema, o ministério aposta no armazenamento por baterias.

“Vamos literalmente armazenar vento. A energia eólica e solar poderão ser estocadas e utilizadas à noite, por exemplo, garantindo estabilidade ao sistema”, explicou.

O ministro lembrou que países da Península Ibérica, como Portugal e Espanha, enfrentaram apagões recentes devido à instabilidade das fontes intermitentes, e ressaltou que o Brasil tem se preparado para evitar situações semelhantes.

Com a combinação entre planejamento, diversificação da matriz energética e avanços tecnológicos, o governo assegura que o país não precisará do horário de verão neste ano.

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

Alerta de terremoto assusta moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro

Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google

Redação Leia SP

Procon-SP cobra setor de “jogos e apostas” para adotar ações efetivas de educação aos consumidores

Órgão paulista de defesa do consumidor sugere uma agenda positiva em busca…

Redação Leia SP

Educadores de Guarulhos visitam reserva indígena Wassú no Cabuçu

Educadores participaram de trilha, assistiram palestra sobre a cultura indígena e se…

Redação Leia SP