Câmara de Guarulhos derruba veto e aprova dez projetos

Parlamentares rejeitaram veto do prefeito a proposta de apoio e inserção de pessoas com deficiência audiovisual em eventos culturais
Redação Leia SP
4 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

Os vereadores aprovaram nove projetos de lei e um Decreto Legislativo e derrubaram um veto do Executivo na sessão da Câmara de Guarulhos de segunda-feira (20). Da prefeitura foram aprovados dois projetos: o PL 422/2025, que altera a Lei 7306/2014, sobre a concessão de incentivos fiscais e tributários para empresas instaladas ou instalando-se no município; e o PL 421/2025, que altera a Lei 7397/2015, no que se refere à denominação de próprios públicos vinculados à Política Municipal para as Mulheres, e a Lei 8361/2025, sobre a nomenclatura de unidades de execução afetas à Subsecretaria de Política para as Mulheres. Os dois projetos passaram pelo primeiro turno de votação e retornarão à Ordem do Dia para mais uma etapa.

Os vereadores aprovaram em segundo turno o PL 590/2023 sobre a regulamentação da jornada de trabalho em regime de revezamento e plantão dos membros da GCM, de autoria dos vereadores Rafael Marques (MDB), o Rafa Marques, e Ticiano Tavares (PSD). O veto total do prefeito Lucas Sanches (PL) ao projeto 3180/2023, sobre apoio e inserção das pessoas com deficiência audiovisual em eventos esportivos e culturais oficiais realizados em Guarulhos, de autoria do vereador André Alves (DC), foi derrubado.

A Câmara também aprovou o Decreto Legislativo nº 6/2025, que concede o Título Honorífico de Cidadã Guarulhense à supervisora de Ensino Vera Lucia de Jesus Curriel, de autoria do vereador Daniel Santos (PP). Cinco projetos, em primeiro turno de votação, foram aprovados. É o caso do PL 2664/2019, que ”cria o Programa de Reciclagem de Resíduos Sólidos Orgânicos no Município”, do vereador Edmilson Souza (PSOL); e do PL 53/2025, que ”institui a Política Municipal de Apoio aos Cuidadores de Idosos no Município”, do vereador Fausto Martello (Republicanos).

Mesma situação do PL 2164/2021, que ”dispõe sobre a afixação de cartazes na parte externa dos elevadores das edificações públicas e privadas, alertando na forma que menciona”, do vereador Valdemir Galdino (PSD), o Geleia Protetor; do PL 1944/2021, que “autoriza a implantação do ‘Projeto Carroceiro Consciente”, do vereador Gilvan Passos (Republicanos) e do ex-vereador Wesley Casa Forte (PSB); do PL 40/2025, que “estabelece mecanismos de proteção ao consumidor na venda de botijões de GLP para uso doméstico”, do vereador Luís Nunes (PSD), o Luís da Sede; e do PL 18/2025, que inclui o Festival de Dança Brasil – Dançando a música brasileira, no calendário oficial do município, do vereador Rafael Acosta (PSB).

Grande Expediente 

Onze itens relacionados para deliberação no Grande Expediente foram lidos e receberam parecer favorável dos vereadores, sendo oito projetos de lei e três requerimentos de informação. Na Tribuna Livre, o líder de bairro Rodrigo da Silva Udemburgo de Lima criticou o pagamento da taxa de esgoto pela Sabesp. Isso porque o percentual de esgoto tratado na cidade é baixo. João Nery dos Santos Cassemiro, por sua vez, usou o espaço para reclamar dos buracos nas ruas de diversos bairros. Ele defendeu também que o Pimentas vire município.

A íntegra desta e das demais Sessões pode ser acompanhada pelos canais da TV Câmara Guarulhos no Facebook e no YouTube.

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

Capital registra recorde de abertura de empresas em julho

Dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo mostram força da…

Redação Leia SP

Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF

Tribunal de Justiça do Rio determina a realização de novas eleições; vice,…

Redação Leia SP

Paraná Pesquisas traz Lucas Sanches no 2° turno contra Eloi Pietá em Guarulhos-SP

Candidato a prefeito pelo PL cresceu 8,1 pontos percentuais em apenas dois…

Redação Leia SP