Câmara de Guarulhos aprova uso de spray de extratos vegetais para defesa pessoal de mulheres

Para entrar em vigor na cidade, proposta deverá ser votada em plenário e submetida à sanção do prefeito Lucas Sanchez (PL)
Redação Leia SP
2 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

A Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara de Guarulhos analisou, na segunda-feira (16), o Projeto de Lei 226/2024, de autoria do vereador Rafael Acosta (PSB), que estabelece diretrizes para garantir o acesso seguro e regulamentado ao spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres no município.

O parecer da Comissão foi favorável à proposta, mas com sugestões de alteração no texto original. Uma das principais mudanças foi a elevação da idade mínima para aquisição do produto. Enquanto o projeto previa o uso por mulheres a partir dos 16 anos, desde que autorizadas por seus responsáveis legais, o parecer recomenda a permissão apenas para maiores de 18 anos.

O presidente da Comissão, vereador Rafa Marques (MDB), destacou a importância da medida.

“O projeto institui mecanismos para que a mulher possa utilizar o chamado spray pimenta para ações de legítima defesa. É uma lei importante, porque infelizmente nós vivemos em um país onde a violência contra a mulher, inclusive a violência sexual, existe. O município minimamente deve contribuir, legitimando ou regulamentando que a mulher possa utilizar essa ferramenta contra um eventual agressor”, afirmou.

O projeto segue para votação em plenário. Se aprovado, será encaminhado à sanção do prefeito para que possa entrar em vigor na cidade.

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

Com 510 vagas, Prefeitura de São Paulo abre novas turmas para formação de empreendedores em março

O programa Fábrica de Negócios disponibiliza aulas presenciais e metodologia prática, desde a criação…

Redação Leia SP

Vestibulinho das Etecs de SP: inscrições vão até quinta-feira (28)

Interessado em conquistar uma vaga para o primeiro semestre de 2025 deve…

Redação Leia SP