Em uma ação coordenada com diversas secretarias municipais nesta terça-feira (6), o prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches, denunciou publicamente que a cidade deixou de arrecadar cerca de R$ 2 bilhões em IPTU e ISS relacionados à administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos — o maior da América Latina.
Segundo o prefeito, há mais de 12 anos o aeroporto não paga impostos municipais, enquanto o cidadão guarulhense continua arcando com sua carga tributária em dia.
“Somos gratos por abrigar o maior aeroporto da América Latina, mas Guarulhos não pode ficar apenas com os ônus. A cidade merece contrapartidas”, afirmou Sanches.
As informações divulgadas Guarulhos Em Destaque dizem que prefeitura tentou diálogo por diversas vezes com a administradora do terminal, mas não obteve sucesso. Uma vistoria conjunta estava marcada para as 10h30 de hoje, mas foi desmarcada de última hora pela concessionária, sob a justificativa de sigilo nas informações.
O prefeito classificou a ação como “uma tentativa de abrir a caixa-preta do aeroporto”, e reforçou que não irá tolerar a inadimplência tributária.
“São 2 bilhões que poderiam ser investidos na saúde, na educação e nos serviços públicos. Enquanto o cidadão paga, o aeroporto segue sem contribuir como deveria. Isso é inaceitável”, afirmou.
Lucas também destacou que nenhuma gestão anterior teve coragem de enfrentar o tema, e garantiu que a sua administração vai até o fim.
“Não vamos abrir mão do que é da cidade”, finalizou.
O Aeroporto de Guarulhos recebe mais de 44 milhões de passageiros por ano, sendo um dos principais polos de movimentação econômica do país. Ainda assim, segundo o prefeito, a cidade não vê retorno proporcional em investimentos.
Após as fiscalizações realizadas hoje, 6 de agosto, foram iniciadas tratativas entre a Prefeitura de Guarulhos e a administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O objetivo é assegurar que as questões fiscais de interesse do município sejam analisadas e conduzidas de forma conjunta e colaborativa.
As fiscalizações da prefeitura irão continuar nos próximos dias, onde teremos um balanço da operação.
Mas conversas entre as partes já demonstram avanços significativos no processo de regularização das pendências identificadas.
A Prefeitura de Guarulhos reforça seu compromisso com a fiscalização rigorosa dos empreendimentos instalados no município, visando garantir uma arrecadação justa e a aplicação direta dos recursos públicos em áreas essenciais como saúde, educação, mobilidade urbana e assistência social.

