Em mais um caso isolado de violência desmedida durante abordagens policiais, um pipoqueiro foi vítima de uma “chave cervical”, golpe popularmente conhecido como mata-leão, no bairro do Tatuapé, zona Leste da capital. O caso ocorreu na tarde de terça-feira (4), mas as imagens têm circulado nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (5).
No vídeo aparece o ambulante sendo imobilizado por um policial militar, enquanto o outro tentava controlar a população que se aglomerou ao redor para questionar a truculência. Para isso, ele utilizou um spray de pimenta.
O mata-leão, golpe de jiu-jitsu que utiliza do enforcamento como forma de imobilização, é proibido pela PM de São Paulo desde 2020. Num segundo vídeo, o agente “lutador” aparece com o joelho em cima do pescoço do – já imobilizado – pipoqueiro.
Em nota enviada ao portal G1, a Polícia Militar disse que “analisa as imagens da ação e ressalta que a corregedoria está à disposição para oficializar e apurar todas as denúncias, e que as medidas legais serão adotadas”.
Confira os vídeos na postagem abaixo: