A Polícia Federal (PF) realizou uma série de ações entre sexta-feira (7) e domingo (9), que resultaram na apreensão de mais de 160 kg de entorpecentes e na prisão de três pessoas por tráfico internacional de drogas. As operações, que contaram com a colaboração de outros órgãos, também registraram a detenção de uma passageira por lesão corporal.
Na sexta-feira (7) e no sábado (8), policiais federais foram acionados por servidores da Receita Federal para averiguar malas não recuperadas por passageiros de voos procedentes do Canadá. As bagagens, consideradas suspeitas, foram levadas à delegacia da PF, onde peritos criminais identificaram e apreenderam mais de 150 kg de haxixe. Foi instaurado procedimento policial para identificar os responsáveis pelas bagagens e os destinatários da droga.
Também na sexta-feira (7), no controle migratório, policiais federais foram acionados por Agentes de Proteção da Aviação Civil (APACs) para conter uma ocorrência. Uma passageira, após ser orientada a descartar frascos com líquido em volume superior ao permitido, agrediu uma agente no rosto com um copo. Foi instaurado Termo Circunstanciado de Ocorrência contra a acusada pelo crime de lesão corporal.
>> Entre no nosso grupo do WhatsApp – clique aqui.
No domingo (9), durante fiscalização de bagagens despachadas, com o auxílio de cães farejadores e aparelhos de raios-x, os policiais localizaram mais de dois quilos de cocaína dentro de cápsulas em uma mala. A bagagem pertencia a um passageiro brasileiro que embarcaria para Paris, na França. Ele foi localizado e preso.
Uma mulher que o acompanhava foi entrevistada e confessou ter ingerido cocaína em cápsulas. Em razão do alto risco à sua vida, ela foi conduzida ao Hospital Geral de Guarulhos para a expulsão segura da droga, permanecendo sob custódia hospitalar da Polícia Penal do Estado de São Paulo até receber alta médica.
Ainda no domingo (9), servidores da VIGIAGRO, ao fiscalizar indiretamente uma bagagem, suspeitaram de seu conteúdo e acionaram a PF. A passageira, nacional da África do Sul, proprietária da mala que havia chegado em voo proveniente de Angola, foi localizada e presa após peritos federais identificarem quase 10 kg de anfetamina ocultos dentro de pacotes.
Os três presos por tráfico internacional de drogas foram apresentados à Justiça Federal.

