Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Lula passa por novo procedimento no crânio

Procedimento complementar serve para prevenir que lesão original retorne; presidente passa bem, diz médico
Presidente passa bem e pode ter alta da UTI, diz médico
Presidente passa bem e pode ter alta da UTI, diz médico - Foto: Brenno Carvalho / Ag. O Globo

Na manhã desta quinta-feira (12), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltou à sala de cirurgia do hospital Sirio-Libanes, em São Paulo, para mais um procedimento decorrente da queda que ele teve no último mês. Trata-se de uma embolização de artéria meníngea média, uma medida complementar à cirurgia realizada na última terça-feira (10).

LEIA TAMBÉM: Lula passa por cirurgia em São Paulo para drenar hematoma

De acordo com o médico responsável pelos cuidados ao Presidente, dr. Roberto Kalil Jr., a intervenção durou cerca de uma hora e foi um sucesso. Por volta das 8h30 da manhã, quando o médico conversou com a imprensa na porta do hospital, Lula já estava acordado e conversando. Dr. Kalil ressaltou que trará mais informações a público numa coletiva de imprensa, marcada para as 10h, mas que, até o momento desta publicação, não aconteceu ainda.

A embolização de artéria meníngea média não é considerada uma cirurgia, mas um procedimento complementar à drenagem do coágulo no cérebro, pela qual Lula foi submetido na terça, e serve para impedir que a lesão volte, ao menos no futuro próximo.

A saga médica de Lula começou quando, em outubro, ele teve uma queda no banheiro do Palácio do Planalto e bateu a cabeça. Depois de um mês do episódio, com o mandatário seguindo sua rotina normalmente, foi constatada a necessidade de drenar um coágulo no local.

Havia a expectativa de que o presidente recebesse a alta médica da UTI nesta quinta, o que espera-se que será mantido. Enquanto Lula se recupera, o governo é comandado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *