- Publicidade -

INTS participa de encontro especial de Conselheiros da STS SACA

Histórias de luta e novos desafios marcaram encontro da STS Santo Amaro / Cidade Ademar
Redação Leia SP
3 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

O auditório da Unisa Santo Amaro ficou lotado na tarde do dia 3 de setembro para o Encontro de Conselheiros Gestores da Supervisão Técnica de Saúde Santo Amaro / Cidade Ademar (SACA). O evento reuniu centenas de participantes, entre usuários, trabalhadores e gestores, em um debate sobre a história do SUS e o papel dos conselhos gestores de saúde no território. Organizado pela Comissão de Educação Permanente do Conselho Gestor da STS SACA, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), o encontro teve um formato diferente das reuniões ordinárias e foi pensado para formar e integrar os novos conselheiros eleitos para o biênio 2024-2026.

Foto: Divulgação / INTS

Entre os participantes, chamou atenção a presença de Atarcísio Augusto Chaves, de 94 anos, que acumula quatro décadas de militância em defesa da saúde pública na Zona Sul. “Eu tenho 94 anos e 7 meses, vividos com muita luta, com muita esperança nos trabalhos que nós pretendemos continuar. São 40 anos de luta, sem cessar”, afirmou. Para ele, a principal mensagem é inspirar novas gerações: “Eu espero que outras pessoas escutem o nosso exemplo de luta para a população que mais precisa da nossa luta. A nossa reivindicação é saúde, principalmente saúde”.

A educadora de saúde pública Maria Aparecida dos Santos Campos, interlocutora da gestão participativa da Supervisão SACA e funcionária da Prefeitura de São Paulo, reforçou que o evento foi um espaço de aprendizado coletivo: “É muito importante a gente contar com os conselheiros, usuários, trabalhadores e gestores para esse evento. O objetivo é ampliar a discussão sobre as leis do SUS, o que é o SUS, como fazer um bom conselheiro, como promover o Conselho Gestor de Saúde das Unidades.” Segundo ela, a iniciativa terá continuidade: “Daqui uns três meses a comissão vai fazer outro encontro, de um modo diferente. Isso é muito importante para todos nós”.

Já a supervisora de Serviço de Atendimento ao Usuário do INTS na Região SACA, Vanessa Dadiva Alves Rodrigues, explicou que o encontro marcou o início de um ciclo de capacitação. “Planejamos esse encontro como preparatório para a capacitação de conselheiros da CRSSul que vai iniciar no dia 23 de setembro. É um encontro para fortalecer a participação social, para trazer os conselheiros mais para perto e incentivar que compareçam nas capacitações”. Ela reforçou que o espírito do Conselho Gestor é o diálogo: “O Conselho Gestor é tripartite, composto por 50% usuários, 25% trabalhadores e 25% gestão. É importante esse fortalecimento para dialogar, entender as necessidades do território e construir melhorias coletivas junto com todos os segmentos”.

 

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

Governo de SP decreta emergência para dengue

Com 124.038 mil casos e 113 óbitos, Estado anuncia ampliação de recursos…

Redação Leia SP

Natal de SP terá mais de 350 Papais Noéis em 2024

Levantamento da plataforma São Paulo para Crianças revela onde encontrá-los em destinos…

Redação Leia SP

Guarulhos intensifica segurança no retorno às aulas do segundo semestre de 2025

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos intensificou a segurança nas Escolas…

Redação Leia SP
- Publicidade -