Na manhã desta segunda-feira (17), o Vaticano emitiu um comunicado à imprensa sobre o estado de saúde do Papa Francisco, internado desde a última sexta-feira (14) em decorrência de uma bronquite. De acordo com a Igreja, ele enfrenta uma “situação clínica complexa”.
O tratamento pelo qual passa o Pontífice foi alterado por conta de uma infecção polimicrobiana no trato respiratório e não há previsão de alta. “Todos os testes realizados até hoje são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá uma internação hospitalar apropriada”, diz trecho do comunicado.
O quadro, porém, é estável. Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, disse à imprensa que Francisco está de bom-humor.
Durante o final de semana, por ordens médicas, ele não pôde fazer a oração que faz aos domingos, na Praça de São Pedro, aos peregrinos, além de cumprir outros compromissos. A internação, contudo, não impediu que o Papa fizesse ligações a uma paróquia católica na Faixa de Gaza, prática que tem adotado recentemente.
Nascido Jorge Mario Bergoglio, Francisco tem 88 anos de idade e exerce o cargo de Papa desde 2013. Na conta oficial do papado no X, antigo Twitter, ele agradeceu as orações e boas energias que fiéis do mundo todo têm o enviado neste momento.
Segundo Matteo Bruni, haverá uma atualização mais detalhada sobre a situação do Sumo Pontífice na tarde desta segunda-feira.