Internado há três dias, Papa Francisco enfrenta ‘quadro clínico complexo’

Em comunicado, Vaticano não deu previsão para alta do pontífice, que trata uma infecção polimicrobiana, no sistema respiratório
Papa Francisco foi internado na sexta-feira (14) para tratar uma bronquite - Foto: Vatican Media / Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Na manhã desta segunda-feira (17), o Vaticano emitiu um comunicado à imprensa sobre o estado de saúde do Papa Francisco, internado desde a última sexta-feira (14) em decorrência de uma bronquite. De acordo com a Igreja, ele enfrenta uma “situação clínica complexa”.

O tratamento pelo qual passa o Pontífice foi alterado por conta de uma infecção polimicrobiana no trato respiratório e não há previsão de alta. “Todos os testes realizados até hoje são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá uma internação hospitalar apropriada”, diz trecho do comunicado.

O quadro, porém, é estável. Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, disse à imprensa que Francisco está de bom-humor.

Durante o final de semana, por ordens médicas, ele não pôde fazer a oração que faz aos domingos, na Praça de São Pedro, aos peregrinos, além de cumprir outros compromissos. A internação, contudo, não impediu que o Papa fizesse ligações a uma paróquia católica na Faixa de Gaza, prática que tem adotado recentemente.

Nascido Jorge Mario Bergoglio, Francisco tem 88 anos de idade e exerce o cargo de Papa desde 2013. Na conta oficial do papado no X, antigo Twitter, ele agradeceu as orações e boas energias que fiéis do mundo todo têm o enviado neste momento.

Segundo Matteo Bruni, haverá uma atualização mais detalhada sobre a situação do Sumo Pontífice na tarde desta segunda-feira.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *