Equipamentos públicos de SP recebem mais de 50 atrações durante o pré-Carnaval

A programação conta com bloquinhos e atividades culturais gratuitas relacionadas ao Carnaval acontecendo desde o dia 8 de fevereiro
Carnaval 2025 ocorrerá entre os dias 1 e 5 de março
Carnaval 2025 ocorrerá entre os dias 1 e 5 de março - Foto: Reprodução

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Prefeitura de São Paulo também celebra o pré-Carnaval nas Casas de Cultura, Centros Culturais e Bibliotecas Públicas da cidade. São mais de 50 atrações gratuitas – incluindo blocos, contações de história, shows e teatros, com temática carnavalesca, que seguem até o dia 28 de fevereiro, em mais de 30 equipamentos culturais. As atividades, em sua maioria, têm classificação livre para todos os públicos, em especial para o público infanto-juvenil, além de blocos tradicionais com muita música e samba.

Entre os destaques, que ainda seguem na programação de blocos de pré-carnaval, os Centros Culturais da cidade contam, por exemplo, com os blocos “Bateria Descontrole”, no dia 23 de fevereiro, às 13h30, no Polo Cultural Chácara do Jockey; o “Cordão Carnavalesco Dona Micaela”, marcado para 23 de fevereiro, às 14h, no Centro Cultural da Penha; o “Unidos do Swing”, rolando no dia 22 de fevereiro, às 19h, na Vila Itororó; e o “Carnaval no CCJ com JabaCharanga”, no Centro Cultural da Juventude, com a JabaCharanga levando marchinhas, frevos, sambas-enredos e axé no dia 22 de fevereiro, às 17h.

As Casas de Cultura também recebem atrações, como o “Bloco do Vietnã” com muito samba e batuque na Casa de Cultura Santo Amaro no dia 28 de fevereiro às 18h e o Afoxé “Omí Àiyé” na Casa de Cultura Brasilândia, no dia 22 de fevereiro às 15h. Além disso, os espaços recebem peças de teatro, como a “O Carnaval dos Bichos” na Casa de Cultura São Mateus e a “Mamulengo da Folia” na Casa de Cultura Itaim Paulista, e rodas de samba do “Pagode do Asafe” e “Filhas da Mãe África” nas Casas de Cultura Santo Amaro e São Miguel, respectivamente.

Nas bibliotecas municipais, as atividades infantis carnavalescas tomam conta dos espaços, em destaque o “Bloquinho das Princesas e dos Super Heróis”, com programação até o dia 28 de fevereiro e as contações de história “Historietas Carnavalescas”, do grupo Casulo Viajante e “Contos Carnavalescos”, da Trupe BorboLetras, que também ficam até o final do mês.

Por fim, além dos bloquinhos, a magia do Carnaval também chega às demais atividades culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. A Escola de Samba Estrela do Milênio, preparada para o Sambódromo do Anhembi esse ano com seu enredo “Muito Além do Arco-Íris – Tire o preconceito do caminho que nós vamos passar com o amor”, traz uma exposição de figurinos no Centro Cultural Grajaú, exposto até o dia 11 de março. Reconhecendo o valor cultural das montagens de figurino e adereços de Carnaval e estimulando este exercício, em oficina realizada por Maria Cristina dos Santos, o público aprenderá a criar máscaras carnavalescas e instrumentos de percussão a partir da reciclagem de sucata. A oficina acontece na Casa de Cultura Freguesia do Ó, no dia 27 de fevereiro, às 14h. A atividade pensada para o público infantil estimula a consciência ecológica, a criatividade, além do lazer.

Para conferir a programação completa do mês de fevereiro dos equipamentos culturais municipais clique aqui.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *