A Caravana da Saúde, programa inaugurado em janeiro deste ano pelo prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (PODE), para zerar a fila de espera por exames, consultas e cirurgias, atingiu a marca de 58.662 atendimentos neste último final de semana de mutirão. Lançado inicialmente com as duas carretas de exames de imagem, tomografia sem contraste e ultrassonografia, o programa passou a realizar em fevereiro, aos finais de semana, consultas, cirurgias e outros exames.
No último sábado e domingo, dias 8 e 9 de março, das 7h às 19h, o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), o Hospital de Clínicas, o Hospital de Olhos, o Hospital de Urgência e a Policlínica do Centro foram preparados para receber 7.250 pacientes. No total, aos finais de semana, os equipamentos – incluindo também o Hospital de Olhos e os três Centros de Especialidades Odontológicas, que funcionaram nos dias 15, 16, 22 e 23 de fevereiro – ofertaram 25.040 atendimentos.
“Desde o nosso primeiro dia de governo, nossa missão tem sido melhorar o atendimento na saúde e toda nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para que isso seja realidade”, sustentou Marcelo Lima. “Em todos os mutirões aos finais de semana tenho andando nos equipamentos de saúde, conversando com as pessoas, e não podemos mais admitir que crianças aguardem dois, três anos para passar em consulta com neuropediatra, como vi nesses dias”, emendou o chefe do Executivo municipal.
Faltas
Uma verdadeira operação de guerra tem sido montada para garantir funcionários para atender a população aos sábados e domingos, com objetivo de zerar as filas até 1º de julho. No entanto, o alto número de faltas tem impactado na programação da Secretaria de Saúde. Apenas no último final de semana, houve uma taxa de absenteísmo de 30%.
“A gente faz um apelo aos moradores para que quando receberem a ligação da Secretaria de Saúde avisando da consulta, do exame ou da cirurgia, para que eles compareçam ao local marcado. Estamos mobilizando toda a rede para isso, mas cada um precisa fazer a sua parte”, declarou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr Jean Gorinchteyn.
Ao longo de março, serão realizados outros dois mutirões, nos dias 22 e 23 e 29 e 30, com a oferta de mais consultas, cirurgias e exames.
“É extremamente importante que as pessoas confirmem sua presença e compareçam à unidade. Até mesmo porque, quem faltou e não avisou na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência que não poderia ser atendido, é retirado da fila e vai precisar recomeçar os pedidos para consulta, exame ou cirurgia junto à UBS”, pontuou o secretário.