A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta terça-feira (14), o influenciador Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido nas redes sociais como Buzeira. A ação faz parte da Operação Narco Bet, deflagrada pela PF com o objetivo de desarticular um esquema internacional de lavagem de dinheiro vinculado ao tráfico de drogas.
Com mais de 15 milhões de seguidores, Buzeira ficou conhecido por realizar rifas e sorteios de carros de luxo, além de promover ações de marketing digital e produtos de alto valor nas redes sociais.
>> Entre no nosso grupo do WhatsApp – clique aqui.
A operação
A Operação Narco Bet é um desdobramento da Operação Narco Vela, que teve como foco o combate ao tráfico de drogas por via marítima a partir do litoral brasileiro.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso investigado utilizava técnicas sofisticadas de lavagem de dinheiro, com movimentações em criptomoedas e remessas internacionais, para ocultar a origem ilícita dos valores e dissimular patrimônio.
Parte do dinheiro, segundo as investigações, teria sido direcionada a empresas ligadas ao setor de apostas eletrônicas, as chamadas “bets”, com o objetivo de legalizar os recursos.
A operação cumpre 11 ordens de prisão e 19 mandados de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A ação conta ainda com o apoio da Polícia Criminal Federal da Alemanha (Bundeskriminalamt – BKA), que executou uma ordem de prisão internacional contra um dos investigados localizado em território alemão.
As medidas judiciais incluem o bloqueio de bens e valores que somam mais de R$ 630 milhões, visando descapitalizar a organização criminosa e garantir a reparação dos danos decorrentes das atividades ilícitas.
Os investigados poderão responder por lavagem de dinheiro e associação criminosa, com indícios de atuação transnacional.

