O Governo de São Paulo está expandindo o Programa Meu Pet, que oferece serviços gratuitos voltados à defesa e saúde dos animais domésticos. Na Semana do Meio Ambiente, o município de Dois Córregos, no interior de São Paulo, ganha uma nova unidade da iniciativa.
O Programa Meu Pet tem a participação do Governo na construção da sede e fornece equipamentos aos consultórios e clínicas. Após a entrega, cada cidade gerencia o funcionamento das estruturas, delimitando carga horária, atendimento e quais serviços serão oferecidos.
O Programa Meu Pet realiza a construção de clínicas veterinárias, abastecendo os espaços para atendimentos de emergência, diagnósticos, vacinação, castração e cirurgias de cães e gatos. Além de realizar o acompanhamento no processo de adoção, administração de medicamentos, curativos e orientação sobre os principais cuidados a serem tomados para manter a saúde dos animais.
As clínicas nos municípios de Araçatuba e Votuporanga estão em pleno funcionamento, oferecendo cuidados vitais para os animais da região. Outras duas clínicas estão prontas e devem ser inauguradas em breve, em Ribeirão Preto e Santa Bárbara D’Oeste. Além disso, há uma clínica em fase de construção em Sorocaba, com previsão de entrega para setembro deste ano.
O programa também instalou 23 consultórios veterinários em contêineres nas cidades onde a iniciativa já está funcionando. O local é equipado para consultas, vacinação e tratamentos ambulatoriais. Com uma estrutura de 60 m², as unidades não realizam cirurgias, concentrando-se exclusivamente em oferecer cuidados preventivos e terapêuticos aos animais de estimação
Veja as 23 cidades onde as unidades do Programa Meu Pet foram entregues:
- Araçariguama
- Areias
- Capela do Alto
- Casa Branca
- Holambra
- Ibaté
- Igarapava
- Iperó
- Jarinu
- Monte Alto
- Nazaré Paulista
- Pederneiras
- Pedreira
- Piracaia
- Potim
- Promissão
- Santa Branca
- Santa Cruz das Palmeiras
- São Pedro
- Serra Negra
- Serrana
- Socorro
- Tremembé