São Paulo registra a maior temperatura máxima do ano

Termômetros registraram 34,2°C de média na cidade; esta terça-feira (18) será mais um dia ensolarado e quente
Os termômetros registraram 34º - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A tarde de segunda-feira (17) registrou a maior temperatura máxima do ano. Foram 34,2°C de média em São Paulo. O recorde anterior havia ocorrido em 22/01/2025, com 33,6°C de média na cidade. Já a maior máxima absoluta do ano permanece a registrada em 22/01/2025, na Zona Norte, em Perus, com 35,9°C. A maior máxima absoluta da tarde de terça-feira ocorreu na Vila Mariana, Zona Sudeste, com 35,4°C.

“As altas temperaturas dos últimos dias na cidade ocorrem devido a uma massa de ar quente e seco que também está funcionando como um bloqueio atmosférico, impedindo a formação de nuvens de chuva”, explica o meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), Thomaz Garcia. “Para terça-feira (18) retornam as condições de chuva isolada para a capital paulista no final da tarde e início da noite, porém, a persistência dessa massa de ar quente mantém a temperatura elevada nos próximos dias”, complementa Garcia.

Segundo Garcia, o forte calor predomina no decorrer da semana. “Há previsão de novos recordes de temperatura máxima. Atenção especial com a hidratação de crianças e idosos. As pancadas de chuva acontecem no final das tardes e início das noites com até forte intensidade e acompanhadas de trovoadas”.

Esta terça-feira (18) será mais um dia ensolarado e quente. No final da tarde e início da noite, a quantidade de nuvens aumenta e há potencial para chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade e curta duração. Há potencial para rajadas de vento, descargas elétricas e formação de alagamentos.

Na quarta-feira (19), o cenário se repete. Os termômetros oscilam entre a mínima de 22°C ao amanhecer, e a máxima de 34°C no meio da tarde. As chuvas serão isoladas e rápidas entre o fim da tarde e o início da noite.

“Fevereiro é um mês que transcorre dentro do verão, que termina em 20/03/2025, e neste ano está sob a atuação de um fraco fenômeno La Niña, que esfria as águas do Pacifico Equatorial. Com isso, as chuvas estão ocorrendo próximas da média. Até às 13h da tarde desta terça-feira (17), o valor era de 159,0mm, o que corresponde a 73% dos 217,8mm esperados para o mês”, finaliza Thomaz Garcia.

A mínima média esperada em fevereiro é de 19,5°C e a máxima média é de 29,3°C. O mês têm registrado mínima média de 19,8°C e máxima média de 30,7°C.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *