São Paulo intensifica agenda climática rumo à COP 30

Prefeitura organiza atividades, mobiliza sociedade civil e articula presença institucional na Conferência da ONU sobre o Clima
Redação Leia SP
7 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

Com a missão de representar as ações e compromissos da maior cidade brasileira frente à emergência climática global, a Prefeitura de São Paulo avança na preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em novembro deste ano, em Belém, no Pará.

A capital paulista formalizou, por meio do Decreto nº 64.066/2025, a criação da Comissão “Construindo uma Cidade Sustentável” (CCCS), responsável por coordenar as iniciativas locais ligadas à agenda climática em preparação para a conferência. Composta por diversas secretarias municipais, entidades da sociedade civil e instituições acadêmicas, a comissão atua de forma transversal, promovendo eventos, ampliando o engajamento público e consolidando a posição oficial da cidade que será levada à COP 30.

Série de eventos preparatórios marca a pré-COP em São Paulo

Desde março, São Paulo tem sediado encontros sobre temas como justiça climática, transição energética, mobilidade sustentável, educação ambiental, agricultura e resiliência urbana. Os eventos são voltados tanto a públicos especializados quanto à população em geral. Um dos destaques foi o seminário “Construindo uma Cidade Sustentável: rumo à COP30”, realizado em abril no auditório da sede da Prefeitura, que reuniu mais de 300 representantes de organizações civis, setor privado, universidades e agentes públicos.

Em paralelo, o Instituto de Estudos Avançados da USP através da “Cátedra do Clima”, está realizando um ciclo com seis encontros até novembro. A programação inclui discussões sobre energia, agroecologia, políticas públicas e o papel das cidades frente à crise climática.

Calendário oficial e hotsite facilitam articulação e transparência

Com o objetivo de integrar diferentes iniciativas que ocorrem na cidade relacionadas ao tema, a comissão lançou o hotsite www.saopaulopeloclima.com.br. A página reúne o calendário consolidado dos eventos da Prefeitura e de diversas outras instituições, formulário de cadastro para novas atividades e notícias relacionadas à participação da capital na COP 30.

Organizações da sociedade civil, empresas, universidades e movimentos sociais podem cadastrar suas ações para integrar a programação da cidade. A SECLIMA (Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas), responsável pela curadoria do calendário, também promove o “selo São Paulo pelo Clima”, identificando os eventos alinhados aos objetivos da conferência.

Pré-COP São Paulo e mobilização conjunta com Estado e USP

Entre os dias 4 e 5 de novembro, a cidade de São Paulo sediará o Summit Agenda SP+Verde, no Parque Villa-Lobos, considerado o principal evento de São Paulo preparatório local para a COP 30. O encontro reunirá especialistas, autoridades nacionais e internacionais, investidores e representantes de organismos focados em sustentabilidade em torno de quatro eixos: finanças verdes, justiça climática, resiliência urbana e transição energética.

Além dos debates, o summit contará com apresentações culturais, programação gastronômica, atividades de educação ambiental e visitas técnicas a iniciativas municipais de destaque, como o Polo de Ecoturismo de Parelheiros, a Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus e os percursos do programa “Vamos Trilhar”. Realizada em parceria com a SP Negócios e a InvestSP, o evento também contará com uma Rodada Internacional de Negócios Climáticos, focada em conectar fundos de apoio a projetos sustentáveis, startups e investidores nacionais e estrangeiros, impulsionando novas parcerias comerciais, diplomáticas e científicas.

No mesmo período, de 6 a 8 de novembro, a USP realizará o evento “Bora Preservar – Vozes e Raízes do Amanhã”, com foco em consumo consciente, cooperativismo e agricultura sustentável.

Ações já implementadas ganham vitrine internacional

Durante a COP 30, a delegação da Prefeitura de São Paulo apresentará resultados concretos alcançados nos últimos anos, como a ampliação da frota de ônibus elétricos, o alcance de 100% de cobertura da coleta seletiva nas vias da cidade, a implementação de pontos exclusivos para descarte de vidro, novos parques urbanos, a expansão do programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e a criação da Rede Cozinha Escola, entre outros. Também será apresentado o Orçamento Climático da cidade, meta 111 do Programa de Metas e o 4º Relatório do Plano de Ação Climática da cidade, que está com 86% das suas ações em andamento.

A participação institucional no evento será organizada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais e pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, em articulação com o Gabinete do Prefeito. Cada secretaria será responsável por indicar seus representantes e arcar com os custos de deslocamento, respeitando seu próprio orçamento.

Engajamento e inovação

Para fomentar o debate público, a comissão ainda está desenvolvendo conteúdos educativos, como uma série de podcasts com especialistas e um “Climathon” — maratona de inovação com estudantes universitários para propor soluções sustentáveis para a cidade. As melhores propostas poderão ser transformadas em políticas públicas.

A Secretaria Municipal de Educação está responsável pelo projeto “Olho na COP 30”, que convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática. As atividades terão como base a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima e envolverão produções dos estudantes do 2º, 5º e 9º anos.

Compromisso de longo prazo

A participação da cidade na COP 30 vai além da projeção internacional: representa uma oportunidade estratégica para consolidar políticas públicas duradouras, atrair investimentos verdes e reforçar o protagonismo das grandes metrópoles no enfrentamento das mudanças climáticas. Ao integrar diferentes setores da sociedade e articular ações em múltiplas escalas, São Paulo reafirma seu compromisso com um futuro urbano mais justo, resiliente e sustentável.

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

São Paulo registra a maior temperatura máxima do ano

Termômetros registraram 34,2°C de média na cidade; esta terça-feira (18) será mais…

Redação Leia SP

Caminhos para uma democracia representativa

É preciso discutir a construção de um poder empático e criar um…

Giss Zarbietti

PEC do fim da reeleição para chefes do Executivo avança no Senado

Medida, que extingue a reeleição de Presidente da República, Governadores e Prefeitos,…

Redação Leia SP