Rodrigo Ashiuchi celebra 100 dias à frente da Pasta do Verde e Meio Ambiente de SP com ações e metas ambiciosas

Em entrevista exclusiva ao Leia SP, secretário apontou os principais avanços de sua gestão à frente da Pasta
Lailson Nascimento
4 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

O secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi (PL), completou seus primeiros 100 dias à frente da Pasta com um balanço positivo e expressivo em ações ambientais, entregas de infraestrutura verde e planejamento sustentável. Convidado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), com apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL), do deputado federal Marcio Alvino (PL) e do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, Ashiuchi assumiu a Secretaria com a missão de reforçar São Paulo como referência em políticas ambientais na América Latina.

Entre as metas mais ambiciosas está o plantio de mais de 120 mil árvores, em preparação para a COP30, posicionando São Paulo como referência em sustentabilidade urbana. “Queremos que esse seja um presente da cidade para o Brasil e para o mundo”, destacou o secretário.

Outras conquistas incluem a inauguração de três novos parques e da Trilha Interparques, com 182 quilômetros de extensão atravessando 12 parques e reservas municipais, consolidando-se como a maior trilha urbana do Brasil. Entre os novos espaços entregues estão o Parque Prainha Pabreu, às margens da Represa Billings, o Apurá Búfalos, e unidades no Pilão e Cidade Tiradentes, como o futuro Parque Consciência Negra. Novas áreas verdes também estão previstas no Morumbi Sul, M’Boi Mirim e com a recente entrega do Parque do Córrego do Bispo.

A atuação da Secretaria também se destaca pela integração com outras Pastas, como a Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas, comandada por José Roberto Nalini. Um exemplo é o programa de eletrificação da frota municipal: São Paulo já conta com 530 ônibus elétricos e 201 trólebus, representando cerca de 70% da frota eletrificada nacional de transporte público. Além disso, a cidade avança na adoção de biometano – combustível sustentável produzido a partir de aterros sanitários –, com 27 carretas e 22 caminhões em operação.

De acordo com a Secretaria, cada ônibus elétrico representa o equivalente ambiental ao plantio de 6.464 árvores, e cada ônibus a biometano, cerca de 6.100 árvores.

A gestão ambiental também tem sido reconhecida internacionalmente. São Paulo integra o grupo C40, que reúne grandes cidades comprometidas com ações climáticas, e alcançou 54% de cobertura verde em seu território – muito além do índice recomendado de 32%.

Outra frente inovadora é o programa de desapropriações ambientais (DUPs), que já resultou na preservação de áreas equivalentes a 26% do território paulistano. “Estamos comprando terrenos privados para garantir que se mantenham preservados. São medidas concretas para frear o desmatamento e proteger biomas como a Mata Atlântica”, explicou Ashiuchi.

O próximo desafio, ainda segundo o secretário, é a produção de um “Inventário Municipal Arbóreo”.  Por meio do projeto “São Paulo + Verde”, a Pasta trabalha no Termo de Referência para o desenvolvimento do sistema que vai quantificar e qualificar as árvores na capital paulista.

O atual governo municipal, que dá continuidade à política ambiental iniciada ainda na gestão Bruno Covas, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, com São Paulo se consolidando como modelo de referência ambiental para o Brasil e América Latina.

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

Guarulhos abre vagas para estagiários de Enfermagem e Pedagogia

Interessados podem se inscrever até 8 de setembro; processo seletivo online é…

Redação Leia SP

Detran-SP realiza fiscalização no transporte escolar de Guarulhos

O Detran-SP retomou as fiscalizações de transporte escolar em todo o Estado

Redação Leia SP

Triatlo masculino é adiado no Rio Sena devido à poluição

Fortes chuvas em Paris teriam causado a contaminação das águas

Redação Leia SP