Prisômetro: Prefeitura de São Paulo inaugura painel no Centro com dados sobre foragidos capturados, prisões em flagrante e pessoas localizadas

Nova ferramenta visa dar respostas à sociedade sobre a atuação da GCM na cidade
Redação Leia SP
6 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

O prefeito Ricardo Nunes (MDB), inaugurou na manhã desta terça-feira (25) o novo instrumento de transparência do Smart Sampa, o Prisômetro. Com informações atualizadas em tempo real, o painel digital, instalado em frente ao Centro de Comando do Smart Sampa, na Rua XV de Novembro, apresenta à população a partir de agora o número de foragidos da Justiça capturados, de presos em flagrante e de pessoas desaparecidas encontradas.

“Seguimos trabalhando fortemente, aumentando o efetivo da Guarda Civil Metropolitana, que faz um trabalho integrado com as polícias Militar e Civil, e com o uso da tecnologia para melhorar os índices de segurança na cidade de São Paulo, trazendo mais segurança para a população”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

A ferramenta, totalmente digital, contará em breve também com informações de veículos roubados ou furtados apreendidos pela GCM (Guarda Civil Metropolitana) com auxílio das cerca de 23 mil câmeras inteligentes instaladas por toda a cidade.

O painel é atualizado com base no levantamento realizado pelas equipes de inteligência do Smart Sampa a partir do encerramento das ocorrências atendidas pela corporação.

Desde o início da operação do Smart Sampa, em que as câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e algoritmos avançados que identificam e localizam pessoas cadastradas em vários sistemas, foram presos em flagrante 1.902 criminosos, 720 condenados foragidos da Justiça e localizadas 41 pessoas que estavam desaparecidas.

O Prisômetro é um painel de LED, com 3 metros de altura por 1 metro de comprimento. A nova ferramenta, pensada pela SMSU (Secretaria Municipal de Segurança Urbana), foi viabilizada por meio de doação da iniciativa privada, sem custos adicionais. Além de oferecer respostas à sociedade sobre a atuação da GCM e toda equipe técnica da central de videomonitoramento, o painel também pretende inibir a atuação dos criminosos, passando a clara mensagem de que São Paulo tem uma política efetiva de segurança.

Trabalho efetivo 

O Smart Sampa conta atualmente com cerca de 23 mil câmeras de monitoramento instaladas, das quais 4 mil têm a tecnologia de reconhecimento de placas de veículos. Os aparelhos estão posicionados em pontos estratégicos da cidade, cobrindo todas as regiões, inclusive nas entradas e saídas do município.

O sistema e as câmeras são equipados com diversos algoritmos, como leitores de placas de veículos e reconhecimento facial, além de contar com alertas de invasões, um avanço importante que permite uma resposta imediata e eficaz para inibir potenciais ameaças à segurança e ao patrimônio público.

A ferramenta vem modernizando a política de segurança municipal, permitindo que criminosos condenados por estupro, assassinato e até mesmo integrantes de facções criminosas e de uma máfia chinisa, que estavam circulando pela sociedade e colocando vidas em risco, fossem reconhecidos pelas câmeras e levados de volta ao sistema prisional.

Monitoramento inteligente 

Formulado com as mais modernas tecnologias que garantem rapidez e eficácia nas ocorrências do município, o Smart Sampa possui algoritmos avançados que geram alertas inteligentes capazes de identificar atos de intrusão, vandalismo e furtos. Além de alertas que permitem a identificação de placas de veículos furtados ou roubados. O sistema de reconhecimento facial utilizado nos equipamentos permite a localização de pessoas desaparecidas e foragidos da Justiça.

O projeto inovador permite ainda a integração com vários órgãos do serviço público para maior agilidade no atendimento ao cidadão, como é o caso do SAMU, CET, polícias Militar e Civil, entre outros.

Experiência exitosa 

Presente à cerimônia, o prefeito de Maceió, capital de Alagoas, João Henrique Caldas, quis conferir toda a estrutura e operação do Smart Sampa para criar um programa desse tipo na cidade.

“O Smart Sampa é uma referência para o país. As prefeituras agora estão sendo mais contundentes, colaborando com o processo de diminuição da criminalidade, sobretudo nas grandes cidades, e Maceió está estruturando um projeto semelhante ao Smart Sampa. Com a experiência exitosa desse projeto, nós viemos conhecer para poder fazer a interoperabilidade dessas informações com o banco de dados também da Secretaria Estadual de Segurança Pública e com o Governo Federal para poder atuar no combate à criminalidade.”

No início deste mês, prefeitos das principais cidades da Região Metropolitana de São Paulo conheceram o Smart Sampa de perto. O maior programa de monitoramento por câmeras da América Latina tem chamado a atenção de gestores de todo o país. Os prefeitos foram apresentados à plataforma inteligente e aos resultados alcançados ao longo dos sete meses de funcionamento.

 

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

Estação Tatuapé recebe ação do Dia dos Namorados

Em parceria com a CPTM, profissionais do Instituto Vida Nova irão distribuir,…

Redação Leia SP

Prefeitura de Osasco abre inscrições para Jovem Aprendiz

Oportunidades abrangem áreas como Administração, Logística e Desenvolvedor de Sistemas de Tecnologia…

Redação Leia SP

Testemunhas de Jeová — 100 anos de educação e ensino no Brasil

Serviço voluntário com valiosa contribuição à comunidade completa um século de atividade…

JW org
Por