Plano de Ação Climática da cidade de São Paulo tem 86% de ações realizadas

Redação Leia SP
3 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

A Prefeitura de São Paulo apresentou nesta quarta-feira (30) o 4º Relatório do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima SP), consolidando metas e avanços rumo à neutralidade de carbono até 2050. O documento é resultado do monitoramento do PlanClima SP pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, reafirma compromissos com o Acordo de Paris e detalha os indicadores de impacto — em emissões, adaptação e resiliência urbana.

Instituído em 2021 com horizonte até 2050, o PlanClima SP é dividido em cinco eixos estratégicos, são eles: “Rumo ao carbono zero”, “Adaptar a cidade de hoje para amanhã”, “Proteger pessoas e bens”, “Mata Atlântica, precisamos de você!” e “Gerar trabalho e riqueza sustentáveis”. O plano segue diretrizes internacionais e legislações nacionais e municipais, como a adesão ao movimento Carbono Zero.

O Relatório Anual do PlanClima apresenta o monitoramento das ações previstas no Plano, com foco nas atividades de 2024 e na série histórica dos indicadores desde sua institucionalização (2021-2024). Esta edição marca o quarto ciclo de monitoramento e traz avanços na metodologia de avaliação e reporte.

As informações sobre o andamento das 43 ações foram fornecidas pelas secretarias líderes por meio do Sistema de Monitoramento e Acompanhamento Estratégico (SMAE), também utilizado no acompanhamento do Programa de Metas da cidade, dentre outros Planos e Programas.

O relatório aponta 86% das ações em andamento e 57% dos indicadores com avanço. Dentre os resultados de destaque das ações em andamento estão: potência instalada de energia fotovoltaica 5 vezes maior em relação a 2021; redução média de aproximadamente 11% dos poluentes pelo transporte público em relação a 2023; 224.710 famílias beneficiadas por procedimento de regularização fundiária, desde 2021; inclusão da análise climática e de estratégia de mitigação e adaptação como requisito para o licenciamento ambiental; aumento de 230 profissionais de saúde capacitados em preparação a eventos climáticos extremos, em relação a 2021; 66% de adesão aos pagamentos por serviços ambientais; estudo iniciado de espécies arbóreas resilientes às mudanças climáticas; R$ 8 milhões investidos no programa Operação Trabalho Agricultura; 2.950 capacitações formais de educação ambiental com temática da mudança do clima a profissionais da educação, entre tantas outras.

“A Prefeitura de São Paulo está avançando no cumprimento das ações do PlanClima. Com o orçamento climático, incluído no Programa de Metas, certamente avançaremos ainda mais no cumprimento das 43 ações e 54 metas indicadas no Plano”, reforça o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas José Renato Nalini.

O PlanClima está em processo de revisão e a nova versão será apresentada ainda em 2025.

O relatório está disponível neste link.

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

PF faz operação de combate ao tráfico internacional de drogas no Aeroporto de Guarulhos

Foram cumpridos quatro mandados de prisão e quatro de busca e apreensão

Redação Leia SP

Bairro dos Pimentas em Guarulhos tem 170 árvores nativas plantadas

A Prefeitura de Guarulhos, por meio de uma equipe de arborização da…

Redação Leia SP

Via SP Serra realiza mutirão de emprego com vagas para a operação do Rodoanel Norte

Vigas de sustentação das alças de acesso foram içadas na deste domingo…

Redação Leia SP