Governo de SP firma parceria para utilizar aplicativo no combate à dengue

Quatro municípios paulistas irão testar uma tecnologia georreferenciada para monitorar criadouros do Aedes aegypti
Quatro municípios paulistas vão participar da iniciativa, que entrará em fase de testes ainda neste semestre: São Bernardo do Campo, Guararema, Santa Bárbara d'Oeste e Marília - Foto: Reprodução

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) firmou uma carta de compromisso com o The Human Project, uma ONG (Organização Não Governamental) para a implementação de um projeto-piloto de combate à dengue. A iniciativa prevê o uso do aplicativo gratuito CLIC, com tecnologia georreferenciada, para que crianças e adolescentes possam mapear e monitorar possíveis focos do mosquito transmissor da doença.

Quatro municípios paulistas vão participar da iniciativa, que entrará em fase de testes ainda neste semestre: São Bernardo do Campo e Guararema, na Grande São Paulo; Santa Bárbara d’Oeste, na região de Campinas; e Marília, no Centro-Oeste Paulista.

A estratégia utiliza o aplicativo CLIC, uma ferramenta gamificada que permite o registro fotográfico e georreferenciado de potenciais criadouros do mosquito. As informações poderão ser coletadas diretamente pelo usuário, que terão acesso a uma plataforma semelhante a um jogo educativo, e encaminhadas aos agentes municipais de endemias, responsáveis pelo controle epidemiológico. Além do mapeamento, o aplicativo incentiva os usuários a eliminarem os focos identificados.

O anúncio ocorreu na quinta-feira (27), com a presença da secretária de Estado da Saúde em exercício, Priscilla Perdicaris; da coordenadora em Saúde da Coordenadoria do Controle de Doenças, Regiane de Paula; da diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica, de Tatiana Lang; da coordenadora do programa de Saúde Digital Paulista, Cristina Balestrin; do co-fundador do The Human Project, Saulo Faria, além de prefeitos e secretários municipais das cidades participantes.

“Hoje, na Secretaria de Estado da Saúde, demos um passo importante no combate à dengue. Em parceria com quatro municípios da região, foi assinada uma carta de compromisso para implementar o projeto-piloto, que utiliza a gamificação para engajar a população na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti”, contou Priscilla Perdicaris.

Em São Paulo, a iniciativa, já implantada em Sergipe, incentivará a população a identificar e eliminar possíveis focos de dengue em suas casas. Essa iniciativa é crucial no combate à doença, já que cerca de 75% dos criadouros do mosquito estão dentro das casas.

“Essa parceria é fundamental. Com o apoio de todos os envolvidos, vamos aprimorar o aplicativo, incorporando novas funcionalidades, além de incentivar a participação de alunos em atividades pedagógicas para fortalecer o engajamento nas escolas”, explica Saulo Faria, um dos fundadores do The Human Project.

O The Human Project tem como objetivo a construção de tecnologias sociais para enfrentar os principais fatores que contribuem para o ciclo da pobreza, com foco nas áreas de educação básica, saúde e educação empreendedora.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *