O avanço de uma frente fria sobre o estado de São Paulo deve mudar o tempo e provocar pancadas de chuva em diversas regiões a partir desta segunda-feira (27). Segundo a Defesa Civil estadual, as precipitações devem ocorrer de forma irregular, acompanhadas de raios e ventos moderados a fortes.
Até quarta-feira (29), as temperaturas cairão gradualmente em todo o território paulista. Na Região Metropolitana de São Paulo, os termômetros devem variar entre 15°C e 28°C. Na Baixada Santista, a variação será entre 18°C e 25°C, e no Litoral Norte, entre 19°C e 28°C.
A Serra da Mantiqueira volta a registrar madrugadas frias, com mínima de 13°C e máxima de 22°C, enquanto o Vale do Ribeira e a Região de Itapeva devem oscilar entre 14°C e 25°C.
Em outras áreas do estado, o padrão de instabilidade se mantém: Sorocaba e Campinas chegam a 29°C, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Marília registram até 29°C, e Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto podem alcançar 33°C, com pancadas fortes e ventos intensos.
De acordo com meteorologistas da Defesa Civil, a partir de quinta-feira (30), a frente fria será sucedida por uma massa de ar frio, derrubando as temperaturas em todas as regiões. Na capital paulista, as mínimas devem chegar a 13°C e as máximas a 16°C, configurando um típico cenário de pós-frontal.
>> Participe do nosso grupo no WhatsApp – clique aqui.
Nebulosidade e volume de chuva na capital
A semana começou abafada e com muita nebulosidade na cidade de São Paulo, que registrou 17,6°C na madrugada desta segunda. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), outubro acumula 64,7 mm de chuva, o que representa 57,7% da média esperada de 112,2 mm para o mês.
Durante o dia, o sol aparece entre nuvens, elevando as temperaturas até 27°C, com umidade próxima a 50%. Porém, a chegada da frente fria deve provocar pancadas isoladas entre o fim da tarde e à noite.
Na terça-feira (28), o tempo deve amanhecer com muita nebulosidade, garoa e chuviscos, variando entre 17°C e 22°C.
“No decorrer da tarde, as instabilidades ganham força e provocam chuvas intermitentes até a noite”, informou o CGE.
Na quarta-feira (29), o cenário permanece instável, com chuvas alternadas e períodos de melhoria, e temperaturas entre 16°C e 22°C.

