Em sessão solene realizada no plenário da Câmara Municipal, na noite da última terça-feira (17/12), o ativista social Celso Athayde recebeu o Título Honorífico de Cidadão Guarulhense. Athayde nasceu na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro, em 1963, e fundou a organização não governamental CUFA (Central Única das Favelas) em 1998. Atualmente, a iniciativa está presente em diversos países e em cinco mil favelas de todo o Brasil. Em Guarulhos, a CUFA foi formada durante a pandemia, em 2020.
Autor do Decreto Legislativo que deu origem ao título, o presidente da Câmara de Guarulhos, Ticiano (PSD), enalteceu a trajetória do homenageado. “Ele é um ícone, não só para o Brasil, mas para o mundo. A Câmara já fez parceria durante a catástrofe no Rio Grande do Sul, quando a CUFA nos ajudou a levar água e mantimentos para quem precisava. Celso Athayde é uma referência nacional na questão de assistencialismo, de atendimento às pessoas mais carentes, um verdadeiro agente de mudança. Para mim, é um orgulho ter apresentado esse título e recebê-lo aqui nesta noite”, disse o parlamentar.
Ao agradecer a homenagem, Athayde destacou o caráter coletivo dessa honraria concedida pelo Legislativo. Ele ainda relembrou toda a sua história de vida, desde quando viveu nas ruas durante a infância, até a mudança para a favela, a criação da CUFA e o reconhecimento de sua luta em prol do empreendedorismo social.
“Quando a gente recebe uma homenagem, ela nunca é uma coisa individual, mas um reflexo daquilo que os nossos parceiros têm feito no país inteiro. Eu tenho vindo a Guarulhos e acompanhado de perto o trabalho que está sendo feito aqui. A CUFA está em 60 países e nos 27 Estados brasileiros, e, para mim, receber esse reconhecimento é fruto do resultado do que a gente vem fazendo por esse país afora. Ser homenageado numa cidade como Guarulhos, que também é referência no Estado e na Grande São Paulo, para mim é muito importante e só faz com que a gente tenha a consciência de que a gente está no caminho certo”, disse Athayde.
Entre outros reconhecimentos e premiações, a CUFA ganhou as cadeiras de Juventude, Afrodescendência e Habitação da ONU (Organização das Nações Unidas), durante a Semana Global da CUFA, em 2015. Em 2017, Athayde recebeu o prêmio de Empreendedor Social do Ano, da revista IstoÉ Dinheiro. Também ganhou o prêmio de Empreendedor Social do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Em 2023, palestrou na 70ª edição do Leão de Cannes, na França, e, em dezembro do mesmo ano, foi reconhecido com o prêmio Power List, distinção anual que destaca cem personalidades afrodescendentes que, por meio de sua arte, ofício ou associativismo, promovem a excelência nas suas respectivas áreas de atuação.
O evento teve a presença de diversas lideranças de organizações que trabalham pela transformação social, além de pessoas assistidas pelos projetos e autoridades políticas, como o vereador Thiago Surfista (NOVO), que assume o cargo de vice-prefeito de Guarulhos a partir de 1º de janeiro de 2025.
A íntegra da solenidade está disponível no YouTube da TV Câmara. Para ver a galeria de fotos, clique neste link: Sessão Solene – Título de Cidadão Guarulhense Celso Athayde – 17/12/2024 – Galeria de Foto – Câmara Municipal de Guarulhos