Campanha de combate do trabalho infantil e exploração sexual faz 20 anos e leva bloco para a rua

Ação da SMADS intensifica esforços para proteger crianças e adolescentes também no Carnaval de São Paulo
Redação Leia SP
3 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

A campanha de combate do trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes promovida pela Prefeitura de São Paulo está completando 20 anos e no dia 27 sai às ruas na 18ª edição do Grito de Carnaval, desfile de um bloco formado por crianças, adolescentes e colaboradores dos serviços da rede socioassistencial da cidade.  Com o tema “Sociedade unida, infância protegida”, o Grito de Carnaval se traduz no ápice da ação de alerta e conscientização da população para o fortalecimento da rede de proteção aos jovens.

Realizada por meio da CMETI (Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil) e da CMESCA (Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes), a passeata faz parte da campanha anual “Proteja o Futuro”, que tem como objetivo a mobilização da sociedade em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A iniciativa, realizada por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, também está alinhada com o Plano Municipal pela Primeira Infância da cidade de São Paulo, atendendo à meta 4, que busca ampliar o envolvimento das famílias e da sociedade na valorização dos cuidados e vínculos na primeira infância.

A ação começou no início deste mês, com atividades lúdicas e educativas sobre o direito à infância segura e protegida com todas as crianças e adolescentes da rede socioassistencial e parte das comunidades do entorno dos serviços. O Grito de Carnaval envolve diretamente crianças e adolescentes atendidos nos CCAs (Centros para Crianças e Adolescentes), CJs (Centros da Juventude), CCINTERS (Circos Sociais, Centros de Convivência Intergeracionais) e Vilas Reencontro.

O bloco fará a concentração na Praça Patriarca. Às 9h, começa o desfile no Centro da cidade, passando pela Rua Direita até chegar à Praça da Sé, onde serão feitas apresentações de ritmistas e o encerramento do evento.

Também como parte da campanha “Proteja o Futuro”, as equipes do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) intensificarão as ações do Proteja o Futuro nas ruas por onde passarão blocos carnavalescos e nos principais pontos de festa, como no sambódromo do Anhembi.

O Grito de Carnaval não é apenas uma festa. Ao dar vida a um bloco de rua com a participação ativa de crianças e adolescentes, a SMADS faz um chamamento para a necessidade de se proteger os direitos daqueles que são a semente do futuro.

Serviço:

Data: 27/02

Local: Concentração na Praça do Patriarca e desfile até a Praça da Sé

Horário: 9h às 12h (com apresentações artísticas e manifestações dos serviços da rede socioassistencial)

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

Guarulhos abre inscrições para turmas de EJA no 2º semestre

Inscrições podem ser feitas até 16 de junho por moradores da cidade…

Redação Leia SP

Prefeitura de São Paulo realiza ações educativas no trânsito para o Maio Amarelo

No mês de conscientização pela segurança viária e redução de sinistros, SP…

Redação Leia SP