A Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), a Operação Poison Source – Fonte do Veneno, com o objetivo de desarticular uma rede criminosa envolvida na produção e comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol.
A ação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão, sendo sete na capital paulista e os demais nas cidades de Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara. Mais de 150 policiais participaram da operação.
De acordo com o último boletim divulgado na segunda-feira (13), o Estado de São Paulo confirmou três novos casos de intoxicação por metanol — em Osasco, São Bernardo do Campo e na capital. O total chega a 28 vítimas, com cinco mortes confirmadas e três óbitos em análise. Outros 100 casos seguem sob investigação.
>> Entre no nosso grupo do WhatsApp – clique aqui.
Situação nacional
Segundo relatório do Ministério da Saúde, divulgado na segunda-feira (13), o Brasil já soma 32 casos confirmados de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. No país, 181 casos estão sob investigação e 320 suspeitas foram descartadas.
Além de São Paulo (28 casos), há registros no Paraná (3) e no Rio Grande do Sul (1). As suspeitas se espalham por várias regiões, com destaque para:
- São Paulo (100);
- Pernambuco (43);
- Espírito Santo (9);
- Rio Grande do Sul (6);
- Rio de Janeiro (5);
- Mato Grosso do Sul (4);
- Piauí (4);
- Goiás (3);
- Maranhão (2);
- Alagoas (2);
- Minas Gerais (1);
- Paraná (1);
- Rondônia (1).
*Por Agência Brasil

