A partir desta edição, o LEIA SP irá aos principais campos e praças esportivas da periferia de São Paulo para contar as histórias que acontecem no mundo esportivo amador ou “da várzea”, como popularmente é chamada a prática de esportes nos lugares mais afastados da Capital, ou pouco divulgados pela mídia.
E a primeira reportagem ocorreu na maior comunidade de São Paulo, e uma das maiores do Brasil, que possui um campo de futebol de dar inveja a muitos clubes profissionais do país: a Arena Heliópolis. A Arena Heliópolis surgiu de uma parceria entre a Adidas e a comunidade Heliópolis em 2022.
O campo existe há 12 anos, mas, com o apoio e investimento da empresa alemã de material esportivo, foi reformulado. No ano passado, a Adidas patrocinou e organizou um evento de lançamento da bola oficial da Copa do Mundo do Catar, dentro de Heliópolis, que, como benefício, teve seu principal campo reformulado, inclusive com a implantação de gramado sintético.
“Era um sonho de todos nós, da comunidade, [o campo] chegar ao patamar que está hoje. Hoje, aqui, dentro da comunidade, tem mais de 130 times que usufruem do espaço”, disse Rodrigo Camargo, mais conhecido como Cebola, presidente da Associação Heliópolis e um dos responsáveis pela Arena Heliópolis.
De acordo com Cebola, vários tipos de atividades são promovidas no local. “Tem festival, campeonato, futebol feminino, escolinha das crianças e outros programas que a gente tem”, descreveu.
O objetivo é oferecer oportunidade para a garotada, para que, daqui a alguns anos, as crianças possam, quem sabe, ser jogadoras de futebol.
“Quando você alimenta o sonho de uma criança, ela vai se dedicar ao máximo, vai se esforçar; ela vai fechar as portas para o mundo errado, o mundo do crime, das drogas, porque vai ter pessoas ao lado dela a apoiando e a incentivando”, ressaltou Luciano Sirino Soares, o Leo, secretário-geral da Associação Heliópolis. Segundo Leo, 240 crianças, moradoras da comunidade, treinam na Arena Heliópolis – elas participam de um projeto da associação.