Vereadores de Guarulhos discutem proposta para ampliar segurança nas escolas

Projeto do vereador Daniel Santos recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo
Redação Leia SP
2 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

Na segunda-feira (15), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Guarulhos deliberou favoravelmente uma proposta que visa o aumento da segurança nas escolas. Trata-se do Projeto de Lei 22/2025, de autoria do vereador Daniel Santos (PP), que prevê a instalação de dispositivos de segurança em áreas escolares.

De acordo com o presidente da Comissão, vereador Laércio Sandes (União), o Dr. Laércio Sandes, o parecer favorável se baseou na autonomia do Legislativo para deliberar sobre medidas de segurança e no entendimento do Tribunal de Justiça.

“O Judiciário, de modo geral, tem se posicionado quando se trata de segurança municipal; a Câmara tem autonomia para dar parecer dessa natureza; o Tribunal de Justiça entende de forma semelhante, por esta razão e por se tratar da segurança tanto dos alunos quanto do corpo docente entendemos por bem sermos favoráveis; esperamos que em breve essa proposta torne-se uma realidade na segurança das escolas”, afirmou.

Além do Projeto de Lei 22/2025, outras três propostas também receberam pareceres favoráveis: o Projeto de Lei nº 19/2025, de autoria do vereadorLameh Abdul Rahman Smeili (PCdoB), o Lamé, que institui o Programa Municipal de Atendimento e Acolhimento à Pessoa Idosa; o Substitutivo nº 1/2025 do Projeto de Lei nº 24/2025, de autoria do vereador Gustavo Mesquita (Republicanos), o Delegado Mesquita, que dispõe sobre medidas de prevenção e combate à pichação; e o Projeto de Lei nº 1.943/2023, de autoria da vereadora Carlinda Tinôco (Republicanos), que institui a Campanha Junho Violeta, em alusão ao dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa.

Na pauta da Comissão de Constituição e Justiça também houve itens adiados, como o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 2/2025, que altera o artigo 106, Inciso III, Item b, da Lei Orgânica Municipal, cuja deliberação ficou para a próxima reunião.

Os demais itens analisados na reunião receberam parecer contrário por questões técnicas, ou foram encaminhados para esclarecimentos adicionais junto aos autores.

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

Presidente da Câmara de Guarulhos, Martello faz balanço positivo de 2025

Com intensos debates e divergências de ideias, Legislativo de Guarulhos fecha o…

Redação Leia SP

Hospital Municipal da Brasilândia realiza 10 mil endoscopias em cinco meses

Com média de 2 mil exames por mês, iniciativa tem transformado a…

Redação Leia SP

Com fila zerada, creches de São Paulo recebem mais de 300 mil crianças

Êxito se deve, em parte, às parcerias com Organizações da Sociedade Civil

Redação Leia SP