INSS começa a devolver descontos indevidos no dia 24

Quem quiser receber o dinheiro precisa aceitar o acordo no aplicativo Meu INSS; a contestação de descontos irregulares segue disponível
Redação Leia SP
2 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

A devolução dos descontos indevidos feitos por entidades associativas em aposentadorias e pensões do INSS começa no dia 24 deste mês. Quem quiser receber o dinheiro de volta precisa aceitar o acordo disponível no aplicativo Meu INSS. A adesão é gratuita, não exige envio de documentos e não é preciso entrar na Justiça.

Podem participar do acordo os beneficiários que contestaram os descontos feitos entre março de 2020 e março de 2025, mas não receberam resposta das entidades. Segundo o Governo Federal, 1,8 milhão de pessoas estão aptas a receber. O pagamento será feito em ordem de adesão, com 100 mil beneficiários por dia. 

Passo a passo para aceitar acordo on-line

Para aceitar o acordo, é preciso acessar o aplicativo Meu INSS, com o CPF e a senha. Depois, ir em “Consultar pedidos” e clicar em “Cumprir exigência”. Aí, o beneficiário terá que rolar a tela até o último comentário, ler com atenção e, no campo “Aceito receber”, marcar “Sim”, e clicar em “Enviar”.  Depois é só aguardar o pagamento em parcela única. 

Atendimento continua em agências dos Correios

Se preferir, é possível aceitar o acordo de forma presencial nas agências dos Correios. Os canais de atendimento para consulta e contestação dos descontos feitos pelas entidades seguem abertos até, no mínimo, 14 de novembro de 2025, pelo aplicativo Meu INSS, pela central de atendimento 135 e pelas Agências dos Correios. E atenção: o INSS alerta que não envia links e não liga para oferecer o ressarcimento. Evite golpes. Use apenas os canais oficiais.

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

Bibliotecas municipais de São Paulo registram aumento de 30% de visitas nos últimos três anos

Prefeitura tem investido na democratização das obras com a nova plataforma BiblioSP…

Redação Leia SP

Vereadores de São Paulo reajustam os próprios salários em 37%

Contracheques passarão de R$ 18.991,68 para R$ 24.754,79; Casa de Leis justificou…

Lailson Nascimento

CAS analisa redução da jornada de trabalho sem perda salarial nesta terça

Caso seja aprovado, o texto pode seguir diretamente para a Câmara dos…

Redação Leia SP