Nesta segunda-feira (4), Guarulhos sediou uma importante reunião para o fortalecimento da regionalização da saúde no Alto Tietê. O encontro da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizado no CME Adamastor, reuniu secretários municipais de Saúde dos 11 municípios da região e representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS-I) da Secretaria de Estado da Saúde.
A iniciativa, que busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e otimizar a distribuição da assistência na região, foi lançada em 2023 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP), o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
No início do encontro, o diretor técnico do DRS I, Edson Umeda, apresentou um panorama dos avanços e desafios do projeto até o momento, e destacou a importância do trabalho conjunto entre os diferentes níveis de gestão.
“Não se resolve tudo em uma reunião fechada, mas no dia a dia, em que os municípios e o Estado se propõem a garantir uma atenção contínua ao trajeto do paciente”, afirmou.
Durante a reunião, foram discutidos os próximos passos do Projeto de Regionalização da Saúde, com foco na reorganização da rede de atendimento. O objetivo é garantir que à população tenha acesso a serviços de qualidade mais próximos de suas residências, reduzindo deslocamentos e otimizando recursos. Como parte da dinâmica, os participantes analisaram uma situação-problema para identificar gargalos na rede pública e propor soluções conjuntas.
O secretário da Saúde de Guarulhos, Márcio Chaves Pires, destacou a importância do encontro para o município, que cumpre seu papel estratégico na articulação regional:
“Esse encontro é fundamental para avançarmos na organização regional da saúde e garantir que a população de Guarulhos e demais municípios tenham acesso a atendimentos de média e alta complexidade com mais agilidade e qualidade. Ao encontrarmos juntos, formas mais eficazes de encaminhar os pacientes, e o Estado contribuir com essas demandas, o impacto na vida da população será extraordinário”.
A iniciativa envolveu os municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, que compõem a região do Alto Tietê. O encontro também serviu como etapa preparatória para o 3º Ciclo das Oficinas do DRS I, previsto para setembro de 2025.