Guarulhos reúne secretários do Alto Tietê para projeto de Regionalização da Saúde

Redação Leia SP
3 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

Nesta segunda-feira (4), Guarulhos sediou uma importante reunião para o fortalecimento da regionalização da saúde no Alto Tietê. O encontro da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizado no CME Adamastor, reuniu secretários municipais de Saúde dos 11 municípios da região e representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS-I) da Secretaria de Estado da Saúde.

 

A iniciativa, que busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e otimizar a distribuição da assistência na região, foi lançada em 2023 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP), o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

 

No início do encontro, o diretor técnico do DRS I, Edson Umeda, apresentou um panorama dos avanços e desafios do projeto até o momento, e destacou a importância do trabalho conjunto entre os diferentes níveis de gestão.

“Não se resolve tudo em uma reunião fechada, mas no dia a dia, em que os municípios e o Estado se propõem a garantir uma atenção contínua ao trajeto do paciente”, afirmou.

Durante a reunião, foram discutidos os próximos passos do Projeto de Regionalização da Saúde, com foco na reorganização da rede de atendimento. O objetivo é garantir que à população tenha acesso a serviços de qualidade mais próximos de suas residências, reduzindo deslocamentos e otimizando recursos. Como parte da dinâmica, os participantes analisaram uma situação-problema para identificar gargalos na rede pública e propor soluções conjuntas.

 

O secretário da Saúde de Guarulhos, Márcio Chaves Pires, destacou a importância do encontro para o município, que cumpre seu papel estratégico na articulação regional:

“Esse encontro é fundamental para avançarmos na organização regional da saúde e garantir que a população de Guarulhos e demais municípios tenham acesso a atendimentos de média e alta complexidade com mais agilidade e qualidade. Ao encontrarmos juntos, formas mais eficazes de encaminhar os pacientes, e o Estado contribuir com essas demandas, o impacto na vida da população será extraordinário”.

A iniciativa envolveu os municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, que compõem a região do Alto Tietê. O encontro também serviu como etapa preparatória para o 3º Ciclo das Oficinas do DRS I, previsto para setembro de 2025.

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

Orçamento 2026 prevê R$ 3 bi para obras em São Paulo

Infraestrutura urbana deve receber R$ 3,05 bilhões, segundo projeto da Lei Orçamentária…

Redação Leia SP

Pesquisa Origem e Destino 2023 mostra metrô como principal meio de transporte coletivo em SP

Levantamento sobre mobilidade urbana aponta aumento dos deslocamentos motivados por trabalho entre…

Redação Leia SP

Nova garagem de ônibus melhora logística do transporte no Terminal Pimentas, em Guarulhos

Iniciativa representa um importante avanço na mobilidade urbana da cidade, especialmente para…

Redação Leia SP