Ricardo Nunes se reúne com embaixador do Brasil na Itália

Objetivo do encontro foi estabelecer novas parcerias e investimentos, além do fortalecimento da indústria italiana em São Paulo
Redação Leia SP
4 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca de Souza, debateram o fortalecimento das relações entre a capital paulista e a Itália, durante encontro realizado na Embaixada brasileira na Itália, nesta quinta-feira (26). O encontro, considerado um grande sucesso por ambos os lados, abriu portas para uma série de ações futuras que visam estreitar os laços de amizade e impulsionar os investimentos italianos na cidade.

O prefeito e o embaixador adiantaram que já estão sendo traçados alguns planos para futuras parcerias. “A gente terá uma série de ações para poder fortalecer ainda mais esses laços de amizade entre São Paulo e Itália e também de empresas investindo na cidade de São Paulo”, disse o prefeito, ressaltando que o objetivo é de juntar esforços para que a Itália continue investindo no Brasil.

Acompanhado por uma comitiva da Prefeitura, o prefeito está em viagem oficial à Itália até 27 de junho. Em suas primeiras agendas no país, onde está desde o dia 22, Ricardo Nunes teve importantes reuniões para conhecer as mais modernas tecnologias sobre tratamento de resíduos e de mobilidade com foco na sustentabilidade. Nesta quarta-feira, o prefeito e a primeira–dama, Regina Nunes, foram recebidos pelo papa Leão XIV em audiência solene no Vaticano, durante o Jubileu dos Bispos. A presença de Ricardo Nunes na Itália também fortalece os laços históricos e culturais com a numerosa comunidade ítalo-brasileira e reafirma o compromisso de São Paulo com redes globais de colaboração urbana, essenciais para enfrentar os desafios contemporâneos das grandes metrópoles.

“A relação entre o Brasil e a Itália é histórica, é tradicional. São Paulo tem uma participação especial nisso, porque recebeu uma grande migração italiana. Os italianos contribuíram muito para o desenvolvimento de São Paulo, para o desenvolvimento da indústria. Então, não é algo que a gente possa prescindir de um cuidado especial”, disse o embaixador.

A forte presença de descendentes italianos em São Paulo e o volume de empresas italianas já estabelecidas e investindo na metrópole foram pontos chave da conversa. O prefeito Ricardo Nunes ressaltou a importância dessa conexão histórica e cultural.

Na missão oficial, o prefeito ainda se reúne com o secretário de Mobilidade de Roma, Eugenio Patanè, na sexta (27), e visita a sede da Agenzia del transporto autoferrotranviario del Comune Di Roma (ATAC), com apresentação sobre gestão da mobilidade e visita à frota em Portonaccio, que representa o primeiro e mais estratégico ponto de partida para a transição da frota da ATAC para ônibus totalmente elétricos.

A comitiva da Prefeitura é formada pelos secretários Angela Gandra, Relações Internacionais, Cibele Molina, Planejamento e Eficiência (SEPLAN/SGM), Edson Aparecido, Governo, Rodrigo Goulart, Desenvolvimento e Trabalho, e Vitor Sampaio, chefe de Gabinete do Prefeito.

Durante a missão internacional de Nunes, o vice-prefeito, Ricardo Mello Araújo, assume a Prefeitura.

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado

Grupo, que inclui Walter Braga Netto e Mauro Cid, é acusado de…

Redação Leia SP

Hospital Municipal Guarapiranga promove SIPAT 2025 com foco em segurança no trabalho e saúde mental

Ao longo de três dias, os participantes tiveram acesso a diversas atividades,…

Redação Leia SP

Mapa interativo da Cetesb define qualidade das praias de SP

Versão modernizada da plataforma permite a busca de locais e interatividade

Redação Leia SP