Deputados protocolam pedido de impeachment de Tarcísio

Documento, protocolado pela bancada do PSOL, alega que Tarcísio, além de ofender a soberania nacional, articulou a fuga de Bolsonaro
Guilherme Alferes
2 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

Nesta segunda-feira (21), a bancada do PSOL na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) protocolou um pedido de impeachment do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). No documento, os parlamentares alegam que o governador cometeu crime de responsabilidade ao apoiar o presidente dos EUA, Donald Trump, na crise diplomática decorrente das tarifas anunciadas por ele ao Brasil.

“Um agente público que colabora com a fragilização da economia nacional e com a instrumentalização de pressões internacionais contra o país não pode continuar no exercício do mandato sem que haja responsabilização”, diz um trecho.

O pedido também relembra a solicitação feita por Tarcísio ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pudesse ir aos Estados Unidos para negociar com Trump a diminuição ou cessão das taxas sobre os produtos brasileiros. De acordo com os psolistas, o governador carioca do estado de São Paulo articulou, indiscriminadamente, a facilitação da fuga de Bolsonaro em meio às investigações das quais ele é alvo.

“Ao endossar a chantagem de Donald Trump contra o Poder Judiciário brasileiro, articulada por intermediação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, e articular a ida de Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, o governador incide ainda em crime contra a segurança interna do país por concorrer com a prática de crimes contra o Estado Democrático de Direito”, acrescentam.

Assinam o pedido de impeachment os deputados estaduais, Carlos Giannazi, Ediane Maria, Guilherme Cortez, Mônica Seixas das Pretas e Paula da Bancada Feminista, todos do PSOL.

Este é o terceiro pedido de impedimento protocolado contra Tarcísio apenas neste ano. O primeiro, em março, tem como alvo, além do governador, o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e se baseia nos números de violência policial registrados por levantamento do Instituto Sou da Paz.

O outro, do começo de julho, trata da postagem feita por Tarcísio quando Trump anunciou o tarifaço, em que ele responsabiliza o presidente Lula (PT).

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

GCM de São Bernardo completa 25 anos e se consolida como referência no combate ao crime

Operação Direto ao Ponto, lançada na gestão Marcelo Lima, já realizou mais…

Redação Leia SP

Sob a liderança de Marcelo Lima, Grande ABC pleiteia recursos do Novo PAC

Plano, por meio do Consórcio Intermunicipal, prevê investimentos do Orçamento da União…

Redação Leia SP

Organizações da sociedade civil apresentam sugestões para o Programa de Metas da Cidade de São Paulo

Após evento proposto por Nabil Bonduki e Marina Bragante, documento foi elaborado…

Redação Leia SP