O Governo de São Paulo inaugurou na última semana, em Campinas, no interior do estado, o Tropical Food Innovation Lab: um centro de pesquisa que vai impulsionar a inovação na indústria de alimentos, com foco em tecnologia, sustentabilidade e nutrição acessível.
O novo laboratório é fruto de uma parceria público-privada, entre um consórcio de empresas privadas que atuam na área e o Instituto de Tecnologia de Alimentos, o Ital, órgão vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.
O objetivo é contribuir e impulsionar o mercado de inovação em alimentos, gerando segurança alimentar por meio da criação de produtos nutritivos, sustentáveis e acessíveis.
Localizado na sede do Ital em Campinas, o centro terá um modelo de governança compartilhada entre o instituto do governo paulista e as empresas cofundadoras.
“Participam dessa iniciativa três grandes indústrias da área de alimentos: a Cargill, Bühler e Givaudan. Também a FoodTechHUB Latam, além do Ital”, explica a diretora geral do Ital, Eloísa Garcia. “Essa união de esforços vai trazer a aceleração de um ecossistema de inovação que será complementar à infraestrutura do Ital e também buscará trazer as competências brasileiras na área de ciência, tecnologia e inovação em alimentos”, completa.
A ideia é que o centro também sirva como uma incubadora de projetos de inovação em alimentos. Para isso, o espaço conta com laboratórios de análise, uma planta-piloto de linhas de produção em pequena escala e uma cozinha experimental.
Com a inauguração do centro de inovação, o local ainda passará a ter uma área dedicada ao desenvolvimento de bebidas saudáveis e alimentos plant based, ou seja, produzidos a partir de plantas e vegetais.