PF prende três empresários suspeitos de financiar ataque golpista do 8/1

Empresários foram presos pela PF em Brasilia, no DF, e na cidade de São Paulo
Andre Jesus
2 Minutos de Leitura

Quer receber as notícias mais importantes em primeira mão?
Entre em nosso grupo no

Em mais uma fase da Operação Lesa Pátria, a Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (29), três empresários suspeitos de serem financiadores dos ataques golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.

Entre os investigados está Joveci Xavier Andrade, preso no Distrito Federal. O empresário é apontado como um dos financiadores de acampamentos bolsonaristas após as eleições.

Outro preso é Adauto Lúcio de Mesquita. Além de estar na mira da PF, ele também é investigado pela Polícia Civil do DF, por suspeita de ser um dos financiadores do acampamento antidemocrático montado em frente ao QG do Exército.

A CPI dos atos golpistas na Câmara Legislativa do DF apontou Adauto e Joveci como sócios da rede Melhor Atacadista. Atualmente, porém, o nome de Andrade não aparece mais no CNPJ da empresa.

O terceiro empresário preso é Diogo Galvão, 36. Ele foi detido em São Paulo. Ativista de Campinas, Galvão trabalha em uma empresa da família, no ramo de madeiras. Ele apareceu no vídeo de convocação e transmitiu ao vivo a manifestação em Brasília, publicando fotos de dentro dos prédios invadidos.

Alvos são investigados por suspeita de crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. E também por crimes como golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, segundo a PF.

O ministro Alexandre de Moraes também determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Não há detalhes sobre a cifra bloqueada.

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de saber...

Prefeito de Itaquá mobiliza Defesa Civil para ações pós chuvas

Itaquaquecetuba enfrentou fortes chuvas no último final de semana, mas os transtornos…

Lailson Nascimento

Audiência na Câmara de São Paulo debate transmasculinidade e saúde mental

Com participação de Erika Hilton, discussão foi promovida em conjunto entre a…

Redação Leia SP

Ano Novo em SP: destinos turísticos devem atrair 3,5 milhões de visitantes

Movimentação financeira pode bater os R$ 4,3 bilhões, de acordo com o…

Redação Leia SP